Como Desenvolver a Mediunidade?

Como desenvolver a mediunidade

A mediunidade é um aspecto vital do espiritismo, uma vez que é através dela que tudo é desenvolvido, desde a psicografia de livros feito o livro violetas na janela, até a própria codificação da religião, que se deu através do contato mediúnico de Allan Kardec com um espírito familiar.

No entanto, ainda há muita mistificação e incompreensão acerca da mediunidade e como desenvolvê-la, e muitas pessoas até têm medo de serem médiuns. Então, para quebrar esses mitos e trazer luz para o tema, trouxemos este texto. 

O que é a mediunidade?

A palavra “médium” vem do latim e significa algo como “meio” ou “intermediário”. Dessa forma, no contexto espírita, a mediunidade é a capacidade de um indivíduo de ser um intermediário entre o mundo dos espíritos e o mundo dos vivos.

Essa “intermediação” pode ir muito além de apenas perceber, ver ou ouvir, e há certos tipos de mediunidade que permitem ao médium até mesmo causar, e não apenas ser um intermediário, fenômenos sobrenaturais ou preternaturais. 

Quais os sintomas de mediunidade?

Uma vez que existem diferentes tipos de mediunidade, naturalmente existem também sintomas diversos de mediunidade. Alguns dos efeitos mais comuns experimentados por médiuns em potencial estão:

  • Dores de cabeça frequentes e sem causa aparente;
  • Sonhos estranhos e anormalmente realistas;
  • Visão de vultos e figuras estranhas;
  • Ouvir ruídos e barulhos que não estão realmente ali;
  • Instinto aguçado e certeiro;
  • Sentir presenças estranhas;
  • Estados alterados de consciência, especialmente logo ao acordar ou antes de dormir;
  • Mudanças bruscas de humor.

É importante lembrar, no entanto, que apesar de esses sintomas poderem configurar mediunidade, eles também podem caracterizar problemas psiquiátricos, por isso, além de consultar o seu centro espírita, consulte também um profissional da área da saúde mental.

Como desenvolver a mediunidade?

O ideal para poder desenvolver seu potencial mediúnico da melhor forma possível é procurar um centro espírita, pois lá eles saberão lhe orientar acerca de todas as dificuldades e questões referentes a sua mediunidade.

No entanto, obras como o livro Violetas Na Janela e o livro vá em frente trazem lições valiosas sobre mediunidade e o desenvolvimento dessa faculdade, mesmo que não tratem diretamente do assunto. Exercícios de meditação também ajudam bastante no aflorar da mediunidade.

Qual o meu tipo de mediunidade?

Novamente, para ter certeza sobre o tipo de mediunidade que você possui, o ideal é ir até um centro espírita e ser orientado pelo líder da casa para obter essa informação com mais precisão. No entanto, você também pode procurar um pouco mais a fundo sobre os tipos de mediunidade e ver qual delas melhor se encaixa no que você está experimentando. 

Um dos tipos mais famosos de mediunidade dentro do espiritismo kardecista é a mediunidade de psicografia, onde o médium é capaz de transcrever os pensamentos e afins do espírito, muitas vezes com a letra do próprio falecido. No entanto, existem muitos outros, como a mediunidade clarividente, a mediunidade audiente, a mediunidade de cura, etc.

Quais as consequências de não desenvolver a mediunidade?

Não há nenhuma consequência direta pelo não desenvolvimento da mediunidade. Deus não irá te punir por isso ou coisa do tipo. No entanto, se você possui esse dom, é porque Ele tem um propósito para você e você pode mudar vidas através desse presente.

Além disso, como mencionado anteriormente, não há punição divina. Certos fenômenos como dores de cabeça ou sonhos estranhos continuarão a ocorrer e podem lhe causar uma série de incômodos. Por isso, o ideal é que você desenvolva esse dom.

Onde comprar livro espírita?

Se você deseja saber mais sobre espiritismo, sobre mediunidade, se você deseja adquirir livros feito o livro Violetas Na Janela e o livro Vá Em Frente, você pode encontrar tudo isso na Editora Dufaux.

A Editora Dufaux é uma editora especializada na publicação de material espírita e possui livros de autores espíritas renomados como Chico Xavier, Zibia Gasparetto, entre muitos outros. Além disso, a editora conta com livros tanto em formato físico quanto digital a preços muito acessíveis, então não deixe de conferir!

A importância da mediunidade para o espiritismo não pode ser medida, uma vez que sem ela, a própria religião não existiria. Dessa forma, se você suspeita ser um médium, não deixe de procurar desenvolver esse dom e não deixe de conferir o material da Editora Dufaux, que certamente lhe ajudará nessa longa e árdua tarefa!

Conteúdo